Procure sempre montar a sua arte no modo de cor CMYK desde o começo, como é demonstrado no Item "Como criar o seu arquivo para impressão". Caso não tenha feito isso, siga nossos passos abaixo para fazer a conversão para CMYK.
O processo de impressão utilizado pela 52 Gráfica é a impressão offset. O modo como a cor é formada nesse processo é pelo método reticulado meio tom. Esse método se utiliza de pequenos pontos (retículas) de cor para compor as tonalidades desejadas, intercalando entre densidade dos pontos e o espaçamento entre eles. O nome dessa configuração de cor é CMYK (Cyan - Magenta - Yellow [amarelo] - Black [Preto]).
Portanto, para que você possa nos enviar sua arte é imprescindível que ela esteja no modo de cor CMYK.
Para converter seu documento em CMYK você deve seguir o tutorial abaixo:
Para transformar o modo de cor para CMYK no Corel é preciso selecionar os objetos que estão em RGB ou Pantone e convertê-los para CMYK individualmente. Isto torna o processo um pouco mais longo, porém ele ainda é relativamento simples.
Vá ate o Menu Superior > File > Document Properties
Uma janela contendo as informações técnicas do arquivo se abrirá. Nela podemos ver quantos objetos estão em RGB e se são imagens [bitmap], preenchimentos [Fill] ou contornos [Outlines]
Após constatar a existência de elementos que não sejam CMYK, clique em OK. O importante agora é localizar cada elemento e convertê-los para o modo de cor CMYK.
Vá ate o Menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Encontrar e substituir] > Replace Objects [Substituir objetos].
Através deste recurso você pode localizar e substituir características específicas dos objetos pesquisados. Como iremos transformar objetos em RGB para CMYK, escolhemos a opção de 'Replace a color model or palette' [substitua modelo de cor ou paleta] e clique em 'Next'.
Na próxima janela assinale a opção 'Find a color model' [Ache um modelo de cor] e no campo em frente selecione a opção RGB. No painel 'Replace color used as' [Substitua cores usadas em] marque a opção 'Fill' e finalize o processo clicando em 'Finish' [Finalizar].
Na próxima janela clique em 'Find All' [Ache todos] para selecionar todos os elementos que possuem preenchimentos em RGB e depois clique em 'Replace All' [Substitua todos]
Após isso, repita o passo B novamente para contornos (o exemplo foi para preenchimentos), mudando apenas a seleção de 'Fill' para 'Outlines' na janela ilustrada abaixo:
Após toda a pesquisa e substituição ter sido feita, uma aviso informará que não há mais objetos em RGB.
Agora que todos os objetos (contornos e preenchimentos) estão em CMYK, é preciso verificar as imagens. Para isso você deve seguir os próximos passos. Vá ate o menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Encontrar e substituir] > Find Objects [Encontrar objetos]
Na próxima janela você deve especificar o que procura. Em nosso caso, 'Bitmaps' [Imagens]. Clique em 'Next'.
Em seguida você deve especificar qual o tipo de bitmap que você busca. Para issom, clique em 'Specify Properties for Bitmaps...' [especifique as propriedades para Bitmaps]
Na tela que se abre você irá especificar que deseja procurar Bitmaps no modo de cor RGB. Clique em 'OK' e em seguida em 'Next' na janela anterior.
Em seguida, nesta janela, confirme se as especificações da busca estão corretas na lista de elementos para pesquisar e clique em 'Finish' [Finalizar]
Sem tirar a seleção dos bitmaps vá ao Menu Superior > Bitmaps > Mode > 'CMYK Color (32-bit)'. Desta forma, todos os bitmaps em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK.
Após isto você pode fechar a janela Find.
Para confirmar se não há mais nenhum elemento em RGB em seu arquivo vá novamente ao Menu Superior > File > Document Properties e confira se há algum objeto ou imagem em RGB.
Se não houver, seu arquivo está completamente convertido para CMY. Se a arte já estiver aprovada você pode salvar o arquivo em PDF/X-1ª conforme demonstrado no item "Salvando Arquivos em PDF/X-1a" do nosso guia de montagem de arquivo.
FecharExistem vários efeitos disponíveis nos programas de manipulação de imagens vetoriais. Esses efeitos enriquecem a composição da arte gráfica entretanto podem apresentar problemas no fechamento do arquivo e no processo produtivo.
Todos os efeitos devem ser desagrupados, separados e convertidos em bitmaps. Caso contrário o resultado final pode ser diferente do esperado.
Abaixo segue uma pequena lista de efeitos que causam problemas no fechamento do arquivo.
Mistura interativa
Lente
Contorno interativo
Distorcer
Sombreamento
Envelope
Extrusão
Mídia artística
Power clip
Perspectiva
Preenchimento interativo
Observe que no efeito mídia artística, ao aplicar o comando desagrupar mídia artística, a linha vetorial que foi utilizada para aplicação do efeito ficará amostra e precisará ser excluída para não sair no impresso.
No efeito de sombreamento recomendamos a separação do efeito antes da conversão para bitmap.
Atente-se as recomendações de conversão orientadas no tópico resolução de imagens em bitmaps.
FecharMargem de segurança
Apesar do avanço tecnológico que as artes gráficas vem sofrendo nos últimos anos ainda há processos manuais que podem sofrer variações. No corte pode haver pequenas variações as vezes menor do que 1mm, ocasionadas no ato de bater o papel, ou até na pressão do corte do equipamento.
Para que não haja degola de informações importantes nos impressos solicitamos aos revendedores gráficos a trabalharem com uma margem de distância entre o formato final e o conteúdo de texto do impresso. Chamamos essa margem de, margem de segurança. Cada impresso tem sua própria área de segurança e ela pode ser observada ao baixar o gabarito. Siga atentamente os gabaritos disponibilizados para que não haja cortes indesejados e principalmente evite a utilização de molduras nos impressos.
Sangria
Como podemos observar na tabela acima, todo material gráfico possui o seu formato de produção maior do que o formato final. Chamamos estes milímetros a mais na arte de sangria.
Antigamente era comum que sangrias tivessem meio centímetro ou mais no impresso mas com advento de guilhotinas totalmente computadorizadas e softwares que se comunicam com a pré-impressão e a produção a sangria foi reduzida drasticamente. Muitas vezes faz-se necessário apenas 1mm de sangria no impresso.
FecharO uso de imagens em seus arquivos deve ser feito com muita atenção, pois nem sempre a boa visualização no monitor significa que sua impressão será de alta definição. Além, é claro, de estar em modo de cor RGB e não CMYK, que é o modo de cor da impressão offset.
De certa forma, imagens e elementos ilustrativos são indispensáveis para uma boa peça gráfica. As imagens podem ser basicamente de dois tipos: vetor e bitmap.O bitmap é um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informação de cor (a imagem é formada pela união desses pixels). A resolução(dpi) mede a qualidade e nitidez de um bitmap. "DPI" (dots per inch) significa pixels por polegada.
Quanto maior o DPI da imagem original, maior a definição e qualidade dessa imagem.
Para que a sua imagem esteja adequada para impressão ela deve possuir uma definição de pelo menos 300dpi. Isso garante que a imagem, ao ser impressa, fique em alta qualidade.
Portanto, se você colocar alguma imagem em sua arte, certifique-se de que ela está em alta definição. Caso contrário, sua imagem pode ficar "pixelizada" ou com um aspecto "embaçado".
Caso a resolução esteja menor que 300dpi é preciso usar outra imagem de maior resolução. Se o modo de cor estiver em RGB, como no caso acima, é possível convertê-lo em CMYK indo ao Menu Superior > Bitmap [Bitmap] > Convert to Bitmap [Converter em Bitmap].
Na próxima janela insira pelo menos 300dpi no campo 'Resolution' [Resolução] e selecione a opção CMYK, no campo 'Color mode' [Modo de cor]. Marque as duas opções no painel 'Options' e clique em OK.
Fechar