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Gabaritos

Como usar os gabaritos?

Cada produto possui o seu gabarito,escolha o tamanho e baixe o arquivo, após isso abra direto em qualquer programa que se sinta mais a vontade em editar. No momento possuímos gabaritos  nos programas: COREL DRAW, PHOTOSHOP E PDF. 

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Sobre a Arte

CMYK

Procure sempre montar a sua arte no modo de cor  CMYK desde o começo, como é demonstrado no Item "Como criar o seu arquivo para impressão". Caso não tenha feito isso, siga nossos passos abaixo para fazer a conversão para CMYK.

O processo de impressão utilizado pela 52 Gráfica é a impressão offset. O modo como a cor é formada nesse processo é pelo método reticulado meio tom. Esse método se utiliza de pequenos pontos (retículas) de cor para compor as tonalidades desejadas, intercalando entre densidade dos pontos e o espaçamento entre eles. O nome dessa configuração de cor é CMYK (Cyan - Magenta - Yellow [amarelo] - Black [Preto]).

Portanto, para que você possa nos enviar sua arte é imprescindível que ela esteja no modo de cor CMYK.
Para converter seu documento em CMYK você deve seguir o tutorial abaixo:

Para transformar o modo de cor para CMYK no Corel é preciso selecionar os objetos que estão em  RGB ou  Pantone e convertê-los para CMYK individualmente. Isto torna o processo um pouco mais longo, porém ele ainda é relativamento simples.
Vá ate o Menu Superior > File > Document Properties

Uma janela contendo as informações técnicas do arquivo se abrirá. Nela podemos ver quantos objetos estão em RGB e se são imagens [bitmap], preenchimentos [Fill] ou contornos [Outlines]

Após constatar a existência de elementos que não sejam CMYK, clique em OK. O importante agora é localizar cada elemento e convertê-los para o modo de cor CMYK.
Vá ate o Menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Encontrar e substituir] > Replace Objects [Substituir objetos].

Através deste recurso você pode localizar e substituir características específicas dos objetos pesquisados. Como iremos transformar objetos em RGB para CMYK, escolhemos a opção de 'Replace a color model or palette' [substitua modelo de cor ou paleta] e clique em 'Next'.

Na próxima janela assinale a opção 'Find a color model' [Ache um modelo de cor] e no campo em frente selecione a opção RGB. No painel 'Replace color used as' [Substitua cores usadas em] marque a opção 'Fill' e finalize o processo clicando em 'Finish' [Finalizar].

Na próxima janela clique em 'Find All' [Ache todos] para selecionar todos os elementos que possuem preenchimentos em RGB e depois clique em 'Replace All' [Substitua todos]

Após isso, repita o passo B novamente para contornos (o exemplo foi para preenchimentos), mudando apenas a seleção de 'Fill' para 'Outlines' na janela ilustrada abaixo:

Após toda a pesquisa e substituição ter sido feita, uma aviso informará que não há mais objetos em RGB.

Agora que todos os objetos (contornos e preenchimentos) estão em CMYK, é preciso verificar as imagens. Para isso você deve seguir os próximos passos. Vá ate o menu Superior > Edit [Editar] > Find and Replace [Encontrar e substituir] > Find Objects [Encontrar objetos]

Na próxima janela você deve especificar o que procura. Em nosso caso, 'Bitmaps' [Imagens]. Clique em 'Next'.

Em seguida você deve especificar qual o tipo de bitmap que você busca. Para issom, clique em 'Specify Properties for Bitmaps...' [especifique as propriedades para Bitmaps]

Na tela que se abre você irá especificar que deseja procurar Bitmaps no modo de cor RGB. Clique em 'OK' e em seguida em 'Next' na janela anterior.

Em seguida, nesta janela, confirme se as especificações da busca estão corretas na lista de elementos para pesquisar e clique em 'Finish' [Finalizar]

Sem tirar a seleção dos bitmaps vá ao Menu Superior > Bitmaps > Mode > 'CMYK Color (32-bit)'. Desta forma, todos os bitmaps em RGB serão convertidos automaticamente em CMYK.

Após isto você pode fechar a janela Find.
Para confirmar se não há mais nenhum elemento em RGB em seu arquivo vá novamente ao Menu Superior > File > Document Properties e confira se há algum objeto ou imagem em RGB.

Se não houver, seu arquivo está completamente convertido para CMY. Se a arte já estiver aprovada você pode salvar o arquivo em PDF/X-1ª conforme demonstrado no item "Salvando Arquivos em PDF/X-1a" do nosso guia de montagem de arquivo.

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Como converter suas fontes em curvas?

O envio de arquivos com fontes pode comprometer o processo de fechamento dos arquivos, além de prejudicar o layout alterando as fontes ao serem substituídas automaticamente. Os textos do arquivo devem ser convertidos em curvas antes da exportação.

Veja como realizar este processo

  • CorelDRAW®: Para converter todos os textos do arquivo clique no menu Editar> Selecionar Tudo> Texto e em seguida aplique o comando "Ctrl+Q(converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.

  • Photoshop: Selecione a "layerde texto e com o botão direito do mouse clique em "Convert to Shape".

  • Illustrator e InDesign: Selecione o texto com o botão direito do mouse e clique em "Create Outlines" ou pressione o comando "Ctrl+Shift+Oou ainda acessando o menu Type>Create Outlines.

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Como enviar materiais com Verniz Localizado?

Os arquivos que serão produzidos com o acabamento de verniz localizado necessitam de uma máscara de aplicação.

A máscara de aplicação deve ser composta preferencialmente por imagens vetoriais.

Muitas vezes os arquivos das máscaras não casam com o arquivo onde será aplicado, é de responsabilidade do revendedor gráfico a averiguação deste registro. Caso não seja observada essa falha, e o arquivo não estiver casando corretamente termos a aplicação do verniz fora do local desejado.

Outra causa de falhas na aplicação de verniz localizado são ocasionadas por fontes de corpo muito pequeno ou em vetores com a espessura muito fina.

O processo de aplicação de verniz localizado é serigráfico e demanda a gravação de uma tela e a revelação de um fotolito, assim o registro ocorre de forma diferente do processo de impressão, gerando limitações técnicas. Não utiliza verniz localizado em fontes muito finas ou pequenas, recomendamos a aplicação em fontes com corpo dez ou superior.

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Como evitar decalque?

Evite arte com um lado claro e o outro muito escuro, pois colabora com o aparecimento de decalque, portanto evite esta combinação. O decalque acontece quando existe uma quantidade muito grande de tinta em determinada área do impresso. Essa tinta demora para secar e acaba resultando em manchas.

Evite composições que possuem percentuais muito altos dos canais de cores, já que resultam em cargas igualmente altas de tinta.
Exemplo de como não fazer: C:100, M:100, Y:100 e K:100.

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Como evitar problemas em seus Efeitos?

Existem vários efeitos disponíveis nos programas de manipulação de imagens vetoriais. Esses efeitos enriquecem a composição da arte gráfica entretanto podem apresentar problemas no fechamento do arquivo e no processo produtivo.

Todos os efeitos devem ser desagrupados, separados e convertidos em bitmaps. Caso contrário o resultado final pode ser diferente do esperado.

Abaixo segue uma pequena lista de efeitos que causam problemas no fechamento do arquivo.

 Mistura interativa
 Lente
 Contorno interativo
 Distorcer
 Sombreamento
 Envelope
 Extrusão
 Mídia artística
 Power clip
 Perspectiva
 Preenchimento interativo

Observe que no efeito mídia artística, ao aplicar o comando desagrupar mídia artística, a linha vetorial que foi utilizada para aplicação do efeito ficará amostra e precisará ser excluída para não sair no impresso.

No efeito de sombreamento recomendamos a separação do efeito antes da conversão para bitmap.

Atente-se as recomendações de conversão orientadas no tópico resolução de imagens em bitmaps.

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Diferenças entre Cores: 1x0, 4x0, 4x1 e 4x4

Os números representam a quantidade de cores que serão impressas em cada um dos lados do papel:

  • 1×0 - UMA COR (PRETO) NA FRENTE
    Deverá ser utilizado apenas o canal K do CMYK. Escalas de cinza também resultam em uma única cor (Preto).

  • 4×0 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E VERSO SEM IMPRESSÃO
    Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. O verso não recebe impressão.

  • 4×1 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E UMA COR (PRETO) NO VERSO
    Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. Para o verso, apenas o canal de cor K do CMYK deve ser utilizado.

  • 4×4 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E 4 CORES (CMYK) NO VERSO
    Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente e no verso do material.

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O que é PDF/X1-A?

Ele cria arquivos seguros e confiáveis, independente da origem do aplicativo permitindo seu uso por todo o sistema de fluxo do trabalho gráfico.

PDF/X1-a são arquivos do tipo, Adobe PDF que possuem características específicas para o uso gráfico profissional por atender aos requisitos técnicos de resolução e cor.

Antes de fechar seu arquivo, verifique sempre se ele está com as configurações de  margens e sangriascorrespondentes aos nossos padrões. Para ter certeza que seu trabalho vai ser impresso sem problemas, sugerimos 3mm de sangria e 3mm de margem de segurança. [Vide item "Sangria e margem de segurança" do tutorial]. Para o Software Corel Draw vá ao menu superior > File (Arquivo) > Publish PDF [Publicar em PDF].

Logo em seguida se abrirá uma janela para escolher a pasta destino do arquivo. Nela, você deve colocar o nome de preferência do seu documento e no canto direito inferior clique em 'Settings' [Configurações].

Aparecerá a janela de configurações do PDF, na aba 'General' [Geral] no campo 'PDF Preset' [Predefinição] escolha a opção 'Archiving (CMYK)' [Arquivamento (CMYK)] e no campo 'Compatibility'[Compatibilidade] escolha PDF/X-1ª.

Na Aba 'Prepress' [Pré Impressão] marque a opção 'Bleed Limit' e no campo coloque a medida de 3mm. Marque também a opção 'Preserve halftone screen information'. No painel 'Printer's marks' marque as opções 'Crop Marks' [Marcas de Corte] e 'Registration Marks' [Marcas de Registro]

Clique em OK e em seguida salve seu documento.


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O que é Sangria e Margem de Segurança?

Margem de segurança
Apesar do avanço tecnológico que as artes gráficas vem sofrendo nos últimos anos ainda há processos manuais que podem sofrer variações. No corte pode haver pequenas variações as vezes menor do que 1mm, ocasionadas no ato de bater o papel, ou até na pressão do corte do equipamento.

Para que não haja degola de informações importantes nos impressos solicitamos aos revendedores gráficos a trabalharem com uma margem de distância entre o formato final e o conteúdo de texto do impresso. Chamamos essa margem de, margem de segurança. Cada impresso tem sua própria área de segurança e ela pode ser observada ao baixar o gabarito. Siga atentamente os gabaritos disponibilizados para que não haja cortes indesejados e principalmente evite a utilização de molduras nos impressos.

Sangria
Como podemos observar na tabela acima, todo material gráfico possui o seu formato de produção maior do que o formato final. Chamamos estes milímetros a mais na arte de sangria.
Antigamente era comum que sangrias tivessem meio centímetro ou mais no impresso mas com advento de guilhotinas totalmente computadorizadas e softwares que se comunicam com a pré-impressão e a produção a sangria foi reduzida drasticamente. Muitas vezes faz-se necessário apenas 1mm de sangria no impresso.


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Posso colocar bordas na minha arte?

Não aconselhamos que utilize bordas, pois podem ficar desiguais após o processo de corte e não faremos reprodução caso ocorra algum erro, visto que o mesmo é iminente.
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Qual a resolução adequada para uma impressão de qualidade?

O uso de imagens em seus arquivos deve ser feito com muita atenção, pois nem sempre a boa visualização no monitor significa que sua impressão será de alta definição. Além, é claro, de estar em  modo de cor RGB e não CMYK, que é o modo de cor da impressão offset.

De certa forma, imagens e elementos ilustrativos são indispensáveis para uma boa peça gráfica. As imagens podem ser basicamente de dois tipos:  vetor e bitmap.O bitmap é um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informação de cor (a imagem é formada pela união desses pixels). A  resolução(dpi) mede a qualidade e nitidez de um bitmap. "DPI" (dots per inch) significa pixels por polegada.

Quanto maior o DPI da imagem original, maior a definição e qualidade dessa imagem.

Para que a sua imagem esteja adequada para impressão ela deve possuir uma definição de pelo menos 300dpi. Isso garante que a imagem, ao ser impressa, fique em alta qualidade.

Portanto, se você colocar alguma imagem em sua arte, certifique-se de que ela está em alta definição. Caso contrário, sua imagem pode ficar "pixelizada" ou com um aspecto "embaçado".

Caso a resolução esteja menor que 300dpi é preciso usar outra imagem de maior resolução. Se o modo de cor estiver em RGB, como no caso acima, é possível convertê-lo em CMYK indo ao Menu Superior > Bitmap [Bitmap] > Convert to Bitmap [Converter em Bitmap].
Na próxima janela insira pelo menos 300dpi no campo 'Resolution' [Resolução] e selecione a opção CMYK, no campo 'Color mode' [Modo de cor]. Marque as duas opções no painel 'Options' e clique em OK.

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Sobre a Produção

Meu pedido está em produção, posso cancelar?

O pedido que está em processo de produção não pode ser cancelado.
É responsabilidade do cliente todos os dados informados no ato do pedido.
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Meu pedido está em produção, posso reenviar a arte?

O pedido que está em processo de produção não pode ser reenviado.
Erros de digitação, arte inadequada e dados cadastrais errados são de responsabilidade do cliente.
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Prazo de Produção

A contagem dos dias de produção é feita por dias úteis e não por dias corridos, ou seja, de um dia para o outro, não é contado fins de semana e feriados. O prazo de produção de cada pedido será iniciado somente quando o setor financeiro aprovar o pagamento junto ao setor de verificação de arte que aprovará o arquivo ou não, mediante aos padrões de impressão.

Caso a aprovação seja feita até 18h o pedido começará a contar no mesmo dia. Pedidos aprovados depois deste horário, ou seja, após 18h entrará em produção somente no dia seguinte. Ressaltamos que os pedidos sempre seguirão o prazo do item de maior tempo para ser produzido.

Exemplo: Você comprou dois itens no mesmo pedido, sendo um folheto 90g que o prazo de produção e de 12h e o outro um folheto 150g que o prazo de produção é 2 dias úteis. Nesse caso o prazo que passa a valer é o de 2 dias úteis por ser o maior prazo.
Abaixo alguns produtos com seus respectivos prazos de produção:Panfleto, Folder e Flyer - Couche 90g - Previsão de Produção 12hPanfleto, Folder e Flyer - Couche 115g - Previsão de Produção 12hPanfleto, Folder e Flyer - Couche 150g - Previsão de Produção 2 dias úteisCartão de Visita - Couche Brilho 250g - Previsão de Produção 12hCartão de Visita - Couche Brilho 300g - Previsão de Produção 4 dias úteis
Todo material com acabamento (Acrescentar +1 dia útil de produção)



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Sobre Pagamentos

Como enviar o meu comprovante?

Após a compra do pedido o comprovante poderá ser enviado pelo botão "enviar comprovante" que conta ao termino da compra ou entrando em Meus Pedidos o comprovante deverá ser enviado no formatos de arquivos JPG, TXT, DOC ou PDF.

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Meus pedidos podem ser produzidos antes da liberação financeira?

Não. A produção somente terá início após a liberação financeira e a conferência de arquivos. O processo de produção é rápido e automático, assim se o pedido estiver de acordo com os padrões o material segue para produção.

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Quais as formas de pagamentos?

As Formas de pagamento aceitas na plataforma são:
DEPÓSITO / TRANSFERÊNCIA / CARTÃO DE CRÉDITO OU DÉBITO / BOLETO BANCÁRIO / 52CREDIT

CONTAS PARA DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA:

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AG:2236-5
CC: 1119-3
CNPJ: 00.638.881/0001-70
NOME: 52 Gráfica e Editora Ltda

ITAÚ
AG:6250
CC: 18582-1
CNPJ: 00.638.881/0001-70
NOME: 52 Gráfica e Editora Ltda

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